Fenabrave - SC

03/05/2010

Shell lança álcool aditivado no Brasil

A Royal Dutch Shell, gigante do petróleo, anunciou dia (30) o lançamento do etanol aditivado V-Power no Brasil, específico para os motores flex. A companhia passou os últimos dois anos realizando pesquisas com o combustível vegetal na Europa e no Brasil, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. O álcool aditivado já está à venda no interior paulista e, nas próximas semanas, passa a ser oferecido em outros 50 postos na capital do Estado.

De acordo com a empresa, a previsão é de que, até agosto, o combustível vegetal aditivado já esteja à venda também no Rio de Janeiro e em Salvador, chegando a 450 postos de abastecimento - total suficiente para cobrir 70% do consumo do álcool no País. A empresa investiu R$ 20,4 milhões para desenvolver o V-Power Etanol, que tem maior poder de limpeza e é mais eficiente na queima - a Shell, porém, ressalta que o combustível não necessariamente aumenta a potência dos motores.

Assim como a gasolina, o etanol aditivado V-Power traz detergentes na composição. O destaque é o Friction Modification Technology, substância que protege as partes internas do motor que ficam em contato direto com o álcool. A Shell realizou mais de 225 mil km de testes no Brasil e na Inglaterra com modelos nacionais populares - como Fiat Palio e Volkswagen Gol. Os preços na bomba serão cerca de 7% maiores que os cobrados pelo combustível vegetal normal.

Fonte: Carsale

Imprimir
Fenabrave-SC © Todos os Direitos Reservados
Rua: José Ferreira da Silva, 43 Térreo
Centro – Itajaí SC – CEP 88301-335
Fone (47) 3241 0330
by Ksys