Fenabrave - SC

05/12/2011

Iveco expande com a venda de extrapesados

O fortalecimento do agronegócio no Brasil é a aposta de redes que atuam na comercialização de veículos especializados no segmento. 

Principalmente se o setor atingir a perspectiva de bater recordes de crescimento, entre este ano, e em 2012, com destaque inclusive para a venda de caminhões extrapesados. Diante disso, empresas como a Iveco, subsidiária da Fiat planejam manter o ritmo de expansão em termos de abertura de lojas, para atender a rota dos produtores e exportadores de commodities. A meta da revenda, especializada em caminhões, ônibus e veículos comerciais, é chegar a 140 concessionárias para os próximos quatro anos. Hoje são 100 unidades em operação.

O volume de vendas da Iveco chegou a 21 mil unidades em 2011, cerca de 8% a mais do registrado em 2010. Para o próximo ano, de acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da rede no Brasil, o índice de crescimento esperado é o mesmo. No entanto, o setor de caminhões extrapesados deve ter crescimento maior do que a média: 10%. "A tendência é que a procura por caminhões de porte maior aumente sempre que o setor agrícola tem uma alta. Esse tipo de caminhão aumenta a flexibilidade do transporte, já que busca os produtos em cidades que tenham ferrovias e de lá traz para cooperativas ou faz escoamento direto para o próprio porto", explica o executivo ao DCI. A Iveco na América Latina é responsável por 20% das redes em âmbito global.

A expansão segue os resultados da rede nos últimos 5 anos, nos quais foram abertas 50 casas. " Diante disso, nesta quinta-feira [da semana passada], a rede comemorou a inauguração de sua 100ª loja, localizada na cidade de Jundiaí (SP). Segundo o executivo, o processo de expansão iniciado no ano de 2007 envolveu investimentos na casa dos R$ 400 milhões em terrenos, prédios, oficinas e pessoas, despendidos pelos 31 grupos investidores com os quais a rede conta no Brasil. O número continua o mesmo neste ano de 2011, com o diferencial de que 14 desses grupos foram substituídos por novos interessados no mercado da empresa.

O crescimento da rede, no entanto, não se manteve apenas na abertura de concessionárias, mas também na ampliação do número de boxes de serviço. No ano de 2007, o Brasil contava com 650 oficinas de atendimento ao cliente espalhadas pelo Brasil, e para este ano de 2011 o fechamento contará com 1 mil 560 unidades.
Fonte: DCI - Comércio – 05/12/2011 – Pág. A8
Fonte: FenabraveNacional
Imprimir
Fenabrave-SC © Todos os Direitos Reservados
Rua: José Ferreira da Silva, 43 Térreo
Centro – Itajaí SC – CEP 88301-335
Fone (47) 3241 0330
by Ksys