Fenabrave - SC

06/04/2010

Preço real do carro zero sobe 0,6% no trimestre

O preço do carro zero ficou comportado no primeiro trimestre, graças ao controle exercido pela redução do IPI, que acabou no último dia 31. Muitas montadoras têm alterado sua tabela para baixo, devido a grande concorrência. O resultado foi o registrado pela pesquisa Autoinforme/Molicar: aumento de apenas 0,05% em março (o menor do ano) e 0,6% no trimestre.

Com a volta do IPI total ao preço do carro, o comportamento dos preços pode mudar nos próximos meses. No entanto, a concorrência deverá ser ainda maior a partir de abril, por isso é bem provável que as novas tabelas (com o aumento do imposto) não sejam praticadas no mercado. Até porque, mesmo com o desconto do IPI, os preços dos carros já estavam abaixo do oficial.

O mercado não dá sinais de que vai absorver o aumento oficial, em torno de R$ 1 mil num carro de entrada. Por outro lado há o apelo da linha 2011: muitas montadoras preparam a linha nova ainda para este mês, que será um incentivo para levar o consumidor às concessionárias.

Das quatro grandes, apenas a GM não acompanhou o aumento do preço no trimestre: seus carros tiveram uma queda de preço de 0,55%. Volks (+ 0,92%), Ford (+ 2,74%) e Fiat (+ 1,09%) tiveram aumento acima da média. A Smart foi a marca com o maior aumento de preço no ano, 7,15%. A Chana (- 8, 43%) foi a que mais caiu (veja tabela).

Joel Leite Joelleite@autoinforme.com.br
twitter.com/joelleite

 

Fonte: Agência AutoInforme

Imprimir
Fenabrave-SC © Todos os Direitos Reservados
Rua: José Ferreira da Silva, 43 Térreo
Centro – Itajaí SC – CEP 88301-335
Fone (47) 3241 0330
by Ksys