Fenabrave - SC

25/05/2010

Um utilitário com jeito de carro de passeio

Você só percebe que está dirigindo "quase um ônibus" quando tem que estacionar. Porque a dirigibilidade da Master de 15 lugares é semelhante a de um automóvel.

O utilitário da Renault tem uma direção fácil, leve, dinâmica, e, apesar do tamanho, é delicado, tem fácil operação. A posição de dirigir é alta e dá ao motorista total controle e visão perfeita da via. É claro que, na mão de um motorista não acostumado a dirigir utilitários, a Master provoca surpresas e após algumas voltas pela cidade o motorista descobre que tem que tomar certos cuidados: o maior desafio e desviar das árvores que avançam na pista de rodagem, já que o teto, muito alto, fica todo riscado no contato com os galhos.

 

É surpreendente também o conforto para os passageiros, apesar dos bancos não serem anatômicos. Em duas viagens de 200 km cada, feitas durante o teste, nem mesmo os passageiros do último banco reclamaram de desconforto.

O destaque positivo é o consumo de combustível. Andamos cerca de 800 quilômetros com o carro, metade no trânsito urbano, e não foi preciso reabastecer o tanque de 70 litros de diesel.

 

Embora grandalhão, estacionar a Master não é tão difícil. O problema é que a operação é prejudicada pela total falta de visão da parte traseira. Os retrovisores externos não são suficientes para enxergar o que se passa na parte de trás; você perde a noção da distância. É impossível fazer manobras com segurança sem um sistema de câmara que permite ter a visão do espaço traseiro ou então, uma sinalização, sensor de aproximação ou no mínimo, um retrovisor na parte traseira, como o que existia na Besta. A visibilidade traseira é o ponto negativo desse utilitário.

 

Para subir e descer no carro, o usuário precisa ser treinado. A posição alta exige um certo exercício, porém nada que prejudique a avaliação. Falta uma alça do painel do carro, do lado do passageiro da frente, para facilitar a entrada no carro: a alça no teto não é eficiente.

Essa é uma avaliação de um motorista de carro de passeio, que não usa o veículo para o trabalho, apenas para transporte pessoal. Por isso as necessidades do dia a dia no transporte de passageiros não foram devidamente avaliadas. Mas o que mais agradou profissionais de transporte escolar que foram convidados a conhecer a Master foi a facilidade de acesso, a altura do teto e o amplo espaço de circulação.

 

Eu elejo com o ponto alto a direção: é um carro macio e gostoso de dirigir como um carro de passeio.

Fonte: Agência AutoInforme

Imprimir
Fenabrave-SC © Todos os Direitos Reservados
Rua: José Ferreira da Silva, 43 Térreo
Centro – Itajaí SC – CEP 88301-335
Fone (47) 3241 0330
by Ksys